Pesquisar qualquer coisa

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A elegância virtual


      
                  A elegância e a educação nas redes sociais

       As redes sociais, são a oportunidade perfeita para sermos seres perfeitos. Diferentes da vida real, elas possibilitam rever, reler, avaliar e corrigir possíveis erros de conteúdo e de linguagem. A escolha é simples você pode ser uma criatura sarcástica, crítica, grossa, burra e desagradável ou pode ser elegante fino, inteligente, divertido e interessante.

       Como na vida real, eu penso que existem algumas condutas que deveriam ser observadas por todos, percebidas e evitadas. 

       Eu acho que as páginas das pessoas que não são tão próximas devem ser vistas como a casa dessas pessoas. Não é elegante entrar nelas sem ser convidado, não é conveniente entrar em conversas que já começaram e emitir opiniões sem antes tomar conhecimento do que foi dito até aquele momento.
Não é bonito postar trinta coisas ao mesmo tempo e assim tomar de assalto os murais alheios.

       Não é educado, mesmo não sendo proibido, especular a lista de qualquer amigo e convidar sem avisar uma pessoa bonita que você tenha visto e gostado. Eu acho de bom tom, avisar esse amigo antes.

       A qualidade do que você publica e o conteúdo que você expõe a todos, pode ser revisado quantas vezes for necessário. Após escrever e antes de publicar qualquer coisa sobre qualquer assunto, corrija os erros de português, procure enxergar se de alguma forma aquilo pode ofender alguém, ou magoar ou mesmo chatear alguém. 

       Redes sociais são, na minha humilde opinião, uma maneira maravilhosa de se manter contato com as pessoas que a gente gosta e são também a oportunidade de fazer alguém sorrir, de fazer alguém se sentir querido, importante e único.

       Eu sei que existem muitas mensagens prontas, muitas frases feitas e clichês muito antigos e eu particularmente evito esse tipo de postagem. A não ser que seja muito apropriado, eu prefiro postar coisas vindas da minha cabeça. Isso é uma preferência de ordem pessoal.

       Existe também dentro das redes sociais, mesmo que se tente a qualquer custo fugir disso, uma exposição inevitável das pessoas. Acho engraçado as pessoas que tentam fazer das redes sociais, uma ferramenta de conquista. Para mim não funciona desse jeito, eu tenho um estilo muito próprio de demonstrar meu interesse por alguém e não é através de nenhum site de relacionamento. Eu vejo pessoas se oferecendo e se colocando a disposição das outras, vejo pessoas implorando por carinho e atenção e acho isso meio patético mas isso também é uma outra questão de ponto de vista. Eu penso que pode até existir algo assim mas tem uma grande chance de não acontecer do jeito planejado. Eu vejo pessoas se insinuando de maneira grosseira e vulgar e nem sequer se preocupam em saber se por ventura podem estar incomodando. Vejo metralhadoras giratórias, atirando em todas as direções. Nunca marquem encontros com pessoas que ninguém conhece, deve haver uma procedência, uma referência. Atrás da tela de um computador, é possível ser qualquer coisa que se imagine. É possível enganar alguém por muito tempo.

       Elogiar, mandar flores para alguém, ou poesias ou músicas sem que exista nenhuma segunda intenção, é uma coisa adorável, bem vista e que faz você e a pessoa que recebeu se sentirem  queridos, importantes e nada mais do que isso.

       As palavras usadas em um computador podem e devem ser escolhidas. Assim como na vida, os palavrões têm o seu lugar, mas não é sempre que eles são usados sem tornarem as pessoas que os proferiram grosseiras e inconvenientes, os murais dos amigos nas redes sociais não são penicos. É possível ler e reler o que está para ser publicado e assim identificar uma idéia pré-concebida ou uma publicação que contenha um gosto duvidoso ou que de alguma forma possa ofender, agredir ou chatear alguém. 

       Assim como na vida real, não é possível esperar educação de todas as pessoas. Isso seria como sair de carro e esperar que todos fossem educados e gentis no trânsito. Isso é utópico mas é possível fazer a sua parte e é possível também, com um simples apertar de botão, excluir, bloquear e nunca mais ouvir falar daquela pessoa sem noção de elegância.  Sem o mínimo de inteligência de conhecimento e de humor. Aquela pessoa que transporta e expõe as suas mágoas e ressentimentos, aquela que só publica coisas de mau gosto, recheada de palavras chulas e sem objetivo e que machucam os olhos de quem as lê. Pessoas que mesmo estando longe tentam vampirizar a nossa alegria e se incomodam muito com nossa felicidade.

       É pertinente presentear, postar presentes e carinhos, uma vez que isso não vá causar nenhum constrangimento e nenhum problema de qualquer espécie a quem for receber seu mimo.

       Um dia eu quis transformar a minha rede social em rede pessoal e vi que não fazia sentido. Não há como evitar a interação com pessoas que você não conhece pessoalmente. Há sim uma maneira de se conhecer a pessoa profundamente, mesmo sem nunca ter tido nenhum contato físico com ela. Não há como nos prevenirmos completamente das pessoas doentes que fingem ser o que não são. 

       Redes sociais são assim, perceba o poder que está intrínseco nelas e aproveite para ser alguém especial, maravilhoso e encantador. Isso é possível, é obrigatório e se você fizer parte da minha lista de amigos e não perceber algo tão simples, então saiba que quando eu perceber sua falta de sensibilidade, de educação e bom senso, eu vou excluir e bloquear você também.

       Evitem postar sempre a localização de vocês, isso expõe as pessoas que você ama a um perigo real também. Redes sociais não são aparelhos GPS.Evitem publicações que informam que você está ausente ou viajando.

       Usem as redes sociais com moderação, divirtam-se com os olhos bem abertos. A Internet é uma coisa maravilhosa mas pode ser também muito perigosa. Existe muita gente literalmente louca e doente na rede. 

Se vocês forem como eu e não resistirem ao prazer de compartilhar fotos das suas crianças para que os amigos vejam e dividam seus orgulhos e alegrias, façam isso por uma hora mas em seguida retirem essas fotos, inclusive do banco de fotos, existem pedófilos que são reais e que usam essas fotos para alimentar suas patologias. Tomem cuidado, o mundo virtual pode e tem poder de influenciar a sua vida real e a da sua família de maneira positiva ou negativa.

       Encantem as pessoas que vocês amam e se preocupem sempre em não expor essas pessoas aos perigos reais das redes virtuais. Interajam, compartilhem, postem e publiquem e sempre se preocupem em serem vocês mesmos.

                                                                           Mario Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário